quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Esquadrilha da Fumaça


A Esquadrilha da Fumaça está com suas apresentações suspensas em virtude da troca de aeronaves. As acrobacias anteriores foram feitas com o T-27 Tucano e atualmente para os treinamentos sã com o A-29 Super Tucano. No Domingo Aéreo apenas três Fumaceiros sobrevoaram o céu, todavia, sem acrobacias. Infelizmente, na manhã do dia seguinte ocorreu um acidente que levou para outros céus dois Fumaceiros, contudo, "um rastro de fumaça branca jamais se apaga".












domingo, 25 de agosto de 2013

Churrasco Fotográfico

Churrasco fotográfico foi o único título que poderia dar a esse post.

Só por hoje dispenso as palavras e deixo com os leitores a incumbência de imaginar como é um churrasco onde a maioria dos ali presentes  possui dons fotográficos. Abundância de tudo, inclusive de câmeras.














sábado, 24 de agosto de 2013

Coisas pelo caminho.

Ainda me reportando a postagem anterior, quando me referi que o caminho percorrido seria curto e tornou-se longo, foi porque ffomos parando e clicando o que encontramos pela frente. Tudo é válido, fonte, porteira, casas, pontes, rios, pedras, mato, enfim, tudo é motivo para fotografar.

Então eis algumas coisas encontradas pelo  caminho.












sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Descobrindo a Fotografia

Era para ser apenas um breve percurso de trinta minutos de carro pela estrada interna que liga a cidade de Pedreira ao Distrito de Joaquim Egídio em Campinas. Mas quando se leva na bagagem a fiel companheira Nikon e  o espírito aventureiro, digamos que trajeto fica um pouco mais longo. Porém, mais interessante, porque pelo caminho se vai parando e clicando.

Estávamos fotografando uma casa abandonada quando dois garotos se aproximaram e perguntaram o porquê estávamos fotografando uma casa velha, feia e abandonada. Mal sabem pueris criaturas, que diante do olhar de um artista o feio transforma-se em belo.

Minha resposta foi imediata: “Gostamos de fotografar!”. Simples assim, mas acompanhada da pergunta: “E vocês gostam?”.

Logo ouvi a resposta vindo  longe: “Não sei, não tenho máquina”.

Olhei para trás e já  estavam indo embora. Pedi que voltassem para conversarmos, assim pude explicar o porquê daquela alça enorme e porque a colocamos no pescoço. Logo sacaram que o equipamento é caro e todo cuidado é pouco. E após uma aulinha the flash envolvi a alça da câmera no pescoço de um deles, que logo sentiu o peso dela. O outro observava atento.

Foi mágico! Percebi quão interessante parecia ser aquela experiência aos dois. Penso que, enquanto para eles pôde ser um momento de descoberta numa simples brincadeira,  para mim a descoberta foi de proporcionar alegria e risos por meio de algo que amo: a fotografia.

Usar o conhecimento em prol das pessoas que nos circundam é essencial.

Pode ser que eles nem façam ideia do que a fotografia representa em minha vida, mas estou certa que levarão por bom tempo as lembranças do momento vivido. Ou, talvez um dia, essa experiência sirva como fomento para que surja mais um fotógrafo! E que isso seja, um fator de transformação e empoderamento do ser.










segunda-feira, 19 de agosto de 2013

13ª Caminhada Fotográfica Hércules Florence

A 13ª Caminhada Fotográfica Hércules Florence aconteceu em Campinas no dia 18 de Agosto. Caminhada fria. 











sábado, 17 de agosto de 2013

Vicentinos em Ação

Todo terceiro sábado do mês é realizado o encontro com famílias assistidas pelos Vicentinos (Sociedade São Vicente de Paulo) em Jaguariúna. O intuito da atividade, além de assistir moral e espiritualmente as famílias da comunidade, visa proporcionar uma café da manhã, palestras educativas e informativas de vários seguimentos e a distribuição de cestas básicas.

Trabalho bonito. Bonito mesmo!


Os Vicentinos em Ação apenas conseguem desenvolver esses encontros graças as doações e a boa vontade das pessoas que contribuem de alguma maneira, portanto todas as doações são mais que bem vindas.