sexta-feira, 29 de março de 2013

14ª Caminhada Ecológica


Acordar às 04:30 hs da madruga não é fácil, ainda mais quando não se consegue dormir mais cedo que o horário de costume, mas vale a pena quando o objetivo é caminhar 22 km. Isso mesmo, caminhada. A Caminhada Ecológica dos Amigos do Salvador atingiu sua 14ª edição. Muita gente enfrente à Igreja Matriz, aproximadamente mil pessoas. Pelo que li a respeito dessa caminhada ecológica, Jaguariúna recebe pessoas de várias cidades vizinhas e até de São Paulo para o evento.

O percurso foi da Igreja Matriz até o Morro do Cristo na cidade vizinha de Pedreira. Para quem não sabe Jaguariúna fica há 13 km apenas de Pedreira. Os 22 km percorridos entre asfalto e estrada de terra nos fez adentrar no perímetro rural de Campinas e Pedreira até chegar o dito Morro do Cristo.

No meio a tanta gente conheci a simpática e adorável Heloísa, garotinha de 11 anos que, acompanhada do pai, encarou bravamente o percurso, além de me fazer companhia.
Caminhei das 05:00 hs à 09:00 hs, confesso que teve um momento, já em terra pedreirense, tive vontade de desistir e pegar carona com algum carro de apoio, mas seria um desatino, não iria pagar mico para a pequena Heloísa. Ah! Não seria mico e sim orangotango!  Foi nesse momento que notei que tinha muito fôlego, mas pernas não colaboravam. Faltava pouco e bastava continuar.

Foi uma conquista chegar ao Morro do Cristo, porém eu ficava procurando o Cristo e não o via, o que me levou a subir o tal morro. Foi justamente subindo aquele morro que conclui não ter sido difícil acordar cedo e nem caminhar os 22 km, o difícil era subir o morro. Sentia que a alma ia, mas o corpo ficava. Dava vergonha, me senti uma tartaruga e tão devagar que subia, mas subi.

Doeu tudo para subir e para descer também. E tirando o a bolha monstruosa no dedão do pé, o resulto foi fabuloso:  mente e alma renovadas. Claro que depois de um delicioso pastel de frango.








6 comentários:

  1. Superar os desafios e atingir metas. Parabéns pela experiência e determinação! Temos a tendência de subvalorizar nossos limites, por isso é importante nos tertarmos de vez em quando, dar uma, digamos assim, calibrada, para assim ficarmos com alma e mente renovadas! Bjooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, vi os comentários somente hoje. kkkk... De fato foi uma superação e importante para mim. Estou pensando seriamente em procurar por outras aqui na região. Os benefícios são inúmeros, condicionamento físico, renovação da mente, reflexão e interação social. Valeu a pena mesmo. Obrigada pela visita! Bjooooooooooooooooooo!

      Excluir
  2. Boa tarde! muito lindas as fotos.
    Parabéns pra todos que fizeram esta caminhada, no próximo ano cumprirei esta jornada também.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli!
      Obrigada pela visita e se Deus quiser estaremos nessa empreitada novamente. Abraços fraternais!

      Excluir
  3. Primeira vez que paricipei foi hoje também. Os joelhos estão doende, mas a alma está reconfortada. Sugiro a todos se programarem para ano que quem.
    Abraços,
    Liduardo Godoy - Valinhos/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liduardo!
      Que bacana, não tinha computado a cidade de Valinhos na minha lista. rsrsrs. Se souber de outras caminhadas em nossa região mne avise por favor.
      Abraços fraternais.

      Excluir