sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Descobrindo a Fotografia

Era para ser apenas um breve percurso de trinta minutos de carro pela estrada interna que liga a cidade de Pedreira ao Distrito de Joaquim Egídio em Campinas. Mas quando se leva na bagagem a fiel companheira Nikon e  o espírito aventureiro, digamos que trajeto fica um pouco mais longo. Porém, mais interessante, porque pelo caminho se vai parando e clicando.

Estávamos fotografando uma casa abandonada quando dois garotos se aproximaram e perguntaram o porquê estávamos fotografando uma casa velha, feia e abandonada. Mal sabem pueris criaturas, que diante do olhar de um artista o feio transforma-se em belo.

Minha resposta foi imediata: “Gostamos de fotografar!”. Simples assim, mas acompanhada da pergunta: “E vocês gostam?”.

Logo ouvi a resposta vindo  longe: “Não sei, não tenho máquina”.

Olhei para trás e já  estavam indo embora. Pedi que voltassem para conversarmos, assim pude explicar o porquê daquela alça enorme e porque a colocamos no pescoço. Logo sacaram que o equipamento é caro e todo cuidado é pouco. E após uma aulinha the flash envolvi a alça da câmera no pescoço de um deles, que logo sentiu o peso dela. O outro observava atento.

Foi mágico! Percebi quão interessante parecia ser aquela experiência aos dois. Penso que, enquanto para eles pôde ser um momento de descoberta numa simples brincadeira,  para mim a descoberta foi de proporcionar alegria e risos por meio de algo que amo: a fotografia.

Usar o conhecimento em prol das pessoas que nos circundam é essencial.

Pode ser que eles nem façam ideia do que a fotografia representa em minha vida, mas estou certa que levarão por bom tempo as lembranças do momento vivido. Ou, talvez um dia, essa experiência sirva como fomento para que surja mais um fotógrafo! E que isso seja, um fator de transformação e empoderamento do ser.










2 comentários: