segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Analândia (antiga Anápolis)


Analândia significa terra de Ana (do germânico land).

No ano de 1890, Manuel Vicente Lisboa, proprietário da da fazenda Santa Maria da Glória, doou 20 alqueires de terras, para o povoado de Cuscuzeiro, já estabelecido, pudesse expandir. O fazendeiro exigiu que fosse edificada uma capela sob a invocação de Santana. Com isso, o vilarejo começou a se chamar Anápolis (cidade de Ana), em 1944 o nome foi alterado para o atual, Analândia.

Entre seus fundadores destacam-se  ainda, Diogo Eugênio de Salles, representante de Vicente Lisboa - João Correa de Camargo Aranha, Ananias Rocha, Alibrando Cesar, João Camargo de Lima, João Evangelista de Salles, Jacynto Agostinho Levy e João Pinto Ferreira.

O povoado recebeu, inicialmente, o nome de Cuscuzeiro, o nome de um pico situado em uma propriedade do Barão de Araraquara.

Em 17 de dezembro de 1890, foi elevado à categoria de distrito do município de Rio Claro, recebendo o nome de Anápolis, em homenagem à padroeira da localidade.

Tornou-se município autônomo em 21 de Junho de 1897. Como também existia no Estado de Goiás um município de mesmo nome, em 20 de novembro de 1944 passou a se chamar Analândia. Foi transformado em instância climática em 14 de julho de 1966.
(Fonte: Cidades Paulistas). 














Nenhum comentário:

Postar um comentário