segunda-feira, 15 de julho de 2013

Arte, Loucura e Raiva.



A arte é expressão de sentimentos humanos.

Tradicionalmente a teoria da arte como expressão supõe que  o artista sente e compreende quando cria uma obra de arte.  O artista como estimulado por uma excitação emotiva, cuja natureza e origem ele próprio desconhece,  encontra uma maneria de se expressar. Esse processo é acompanhado por sentimentos de libertação e de compreensão interior. Mas a arte também nasce quando o artista é conhecedor da natureza e origem do sentimento que o estimula a criar sua obra. 

Não se pode afirmar que apenas os bons e pacíficos sentimentos no interior de um artista são capazes para estimular a criação de uma obra. Muitas vezes, o artista sabe que dentro de si impera a raiva e loucura, que o motiva a criar freneticamente.

Na fotografia as premissas básicas para fotografar são: dedo, câmera e cérebro, sendo suficientes para criação de tocantes e belas imagens. Porém, quando o fotógrafo com olhar artístico envolvido em suas loucas razões, dá de si algo que ninguém ao redor consegue perceber, o resultado é absolutamente outro.

Aos olhos leigos a beleza das expressões na imagem serão suficientes para extrair efusivos e estasiantes elogios de admiração e contentamento. Para o artista é mais que isso, é eternizar emoções indecifráveis motivadas por secretos sentimentos que somente a ele pertence, conseguindo extrair a arte, ainda que destruído em seu mundo desconstruído. Isto é, sua arte, loucura e raiva.





3 comentários: